Casa Maria Menina realiza ações representativas durante o mês de agosto
Menos da metade dos bebês menores de seis meses de vida, cerca de 45,7%, foram amamentados exclusivamente, de acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil. Esse cenário é abaixo da expectativa estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que apresenta como meta 50% até 2025.
Para estimular e promover a amamentação no Brasil, O Ministério da Saúde intitulou agosto como mês símbolo da luta pelo incentivo ao leite materno. É o “Agosto Dourado”. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Diante desse contexto, a Casa Maria Menina, que atende e acompanha adolescentes grávidas no município de Teresina, realizou ações formativas com o grupo de adolescentes grávidas e também com o grupo de pós-parto atendido pela obra social, a fim de orientar e destacar a importância da temática.
Essas formações foram realizadas pelas assistente social e psicóloga da Casa, além de uma rica contribuição da nutricionista Ariane Cronemberger que é parceira e voluntária da instituição.
Além da campanha de estimulação ao aleitamento materno, a CMM deu continuidade às ações em alusão a campanha Agosto Lilás, de combate à violência doméstica. A obra social promoveu discussões a respeito da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), buscando conscientizar as adolescentes sobre o direito das mulheres e a necessidade do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Realizou-se ainda, durante o mês de agosto, o novenário junto à equipe técnica e o público atendido, em comemoração ao aniversário da Beata Savina Petrilli (29 de agosto), fundadora da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena. O mês de agosto foi finalizado com uma atividade festiva na Obra Social, em um momento de muita alegria e espiritualidade.