A importância da valorização da cultura do povo nordestino
Com toda a animação e graça que o mês de junho proporciona, a Escola Irmã Maria Catarina Levrini desenvolveu no ano de 2023 o projeto junino com o tema Ritmos Nordestinos.
O arraial contou com as presenças das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, colaboradores, membros das inúmeras famílias Savinianas e dos Saviestudantes, que deram um show ao lado de artistas da dança e da música regional.
Sob o atento cuidado da Direção, Coordenação e Corpo Docente, os estudantes mostraram a beleza de um Nordeste cheio de riquezas e descobertas inseridas nas mais simples e, ao mesmo tempo, grandiosas manifestações. Eles destacaram as vestimentas, a culinária típica, os passos de dança, as letras e melodias que refletem toda a identidade e provoca orgulho.
Os presentes viram com brilho nos olhos as exposições dos ritmos contagiantes, sendo eles Bumba Meu Boi, manifestação cultural folclórica que gera curiosidade e interesse em suas cores e mistérios; Frevo, que promove uma viagem ao antigos e tradicionais carnavais do Pernambuco e redondezas, com toda a alegria envolvida, junto ao Xote, Xaxado, Forró e Baião, que narram, por meio de letras reflexivas e danças vivazes, a realidade de povo guerreiro.
Para isso, foi necessário um considerável período de pesquisas e estudos ativos por parte da Comunidade Escolar junto aos Saviestudantes acerca dos temas apresentados, visto que a melhor forma de apresentar uma arte ao público é compreendendo suas gêneses e características. Pra culminar no evento, houve primeiro o aprendizado completo, pautado no protagonismo estudantil. Desenhos, recortes, colagens, observação de vídeos, busca pelas origens, contação de lendas, dentre outras abordagens, foram os componentes perfeitos para uma declaração de amor ao sertão nordestino.
Foi uma inesquecível experiência de personalização do patrimônio, favorecendo a socialização e compartilhamento da Cultura Nordestina. É o Nordeste criando e ressignificando nossa história.