Por: Anbeas
Teresina-PI
Professores, funcionários, alunos e pais do Colégio Santa Inês se unem e superam o desafio das aulas remotas
A suspensão das aulas nas Escolas devido a pandemia do coronavírus pegou todo o mundo de surpresa. No primeiro momento, muitos pensaram que não dariam conta. Em poucos dias as Escolas precisaram repensar as estratégias para manter as aulas e também rapidez na adaptação de professores, direção, alunos e pais.
Em poucas semanas, o Colégio Santa Inês fez investimentos tecnológicos e elaborou estratégias para não parar. Em muitos momentos, a mudança repentina tirou o sono de muita gente. Mas toda a comunidade escolar tomou para si a responsabilidade do desenvolvimento dos alunos e convidou as famílias para abraçarem juntos o desafio. Nessa busca de habilidades para a saída da dificuldade de aprendizagem remota, o envolvimento de todos os funcionários da Escola e a participação dos pais foram essenciais.
O senso de responsabilidade, sempre presente em todas as ações da Escola, e a habilidade de adaptação falaram mais alto. Nesse momento em que o colégio trabalha de forma distanciada, os esforços não diminuíram. Pelo contrário, foram feitas várias reorganizações a fim dos alunos encontrem uma forma de continuar a aprender, apesar de tudo o que está acontecendo.
Hoje é possível ter aulas à distância de forma mais facilitada, por meio da utilização de tecnologias, e alunos e pais mais tranquilos.
Os conteúdos não obedecem a mesma dinâmica como em uma aula presencial, mas o aprendizado permanece. Os professores demonstraram superação. Muitos viraram quase youtubers e tiraram de letra a dificuldade de falar para a câmera.
Dessa forma, depois desses meses, todos se sentem mais acolhidos em suas dificuldades e a Escola caminha mais segura. O próximo passo é repensar a volta das aulas presenciais. Até lá, todos continuam ensinando e aprendendo.