Saviestudantes participam de diversas atividades e aprendem mais sobre as culturas e tradições do Brasil
O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo. Com o objetivo de resgatar as tradições, as brincadeiras, lendas e essa rica cultura, o tema foi celebrado na Escola Irmã Maria Catarina Levrini.
Com toda a sua beleza, diversidade, várias etnias, histórias criativas e culturas transmitidas de geração a geração, o folclore precisa ser abordado no ambiente escolar. Na EIMCL, a data é celebrada para dar continuidade às tradições brasileiras e preservar a identidade cultural e social do país. Este ano, os alunos foram estimulados a despertar o interesse e a curiosidade pelas vivências folclóricas do país, estado e cidade. Com o auxílio das professoras, os alunos pesquisaram o folclore de cada região e descobriram as músicas, danças, brincadeiras e cantigas. A conclusão da pesquisa resultou com a culminância do Projeto “Resgatando Tradições Folclóricas”.
A programação do Projeto incluiu brincadeiras, apresentação do grupo Bumba meu Boi “Imperador da Ilha”, apresentação do Grupo de Capoeira “Raio de Luz” e da quadrilha “Mexeu Mexeu”, exposição de trabalhos artesanais, espetáculo das danças folclóricas cavalo piancó, bumba meu boi, cordel e cantigas de roda realizadas pelos alunos do 1º ao 4º ano, além de cantinho literário e musicalização regional ao som do sanfoneiro Cícero Alves e Forró do Patrão.
Apesar das limitações impostas pela pandemia do coronavírus, a Escola Irmã Maria Catarina Levrini resgatou a cultura, os valores e as tradições, proporcionando momentos de festa e diversão, que incentivam a criatividade das crianças.