Durante uma semana, missionárias visitaram comunidades do interior do Ceará em momentos de fé e vocação

Entre os dias 21 e 28 de julho, o grupo de 45 pessoas, incluindo Irmãs, formandas e jovens vocacionadas vindas de Belém-PA, Nazária-PI, Teresina- PI, Parnaíba-PI e Caucaia-CE, vivenciou o COMISSA – Convivência Missionária Saviniana, realizado em Guaraciaba do Norte -CE.

 

O Encontro foi uma experiência singular de convivência fraterna e do espírito missionário, que possibilitou o acolhimento e a disponibilidade aos irmãos e suas famílias.

 

Durante o encontro, as jovens puderam conviver com as Irmãs e as formandas, compartilhando momentos de oração e espiritualidade, preparando-se para o início das missões. No primeiro dia de COMISSA, foram convidadas a viver de forma dinâmica o conhecimento de si e a importância da oração neste caminho, associando a sua dimensão à vida missionária.

 

No segundo dia, iniciaram-se as missões, sendo visitadas ao longo de três dias as comunidades formadoras do setor local, sendo ao final um total de 450 famílias.

 

Inicialmente, percorreu-se a comunidade de Tamboatazinho e Picada, que reúne seus moradores nas celebrações e programação da Capela Madre Savina, momento em que as jovens em missão partilharam a palavra de Deus às famílias, conheceram um pouco de suas realidades e estas receberam a bênção de seus lares com uma oração e a aspersão da água benta.

 

No terceiro dia de missão, a comunidade contemplada foi Cruz das almas, onde se encontra a Capela de São João Batista de La Salle, tendo-o como seu padroeiro. A capela guarda as santas relíquias da Beata Sandra Sabattini e de São João Batista de La Salle, que podem ser veneradas pelos fiéis, sendo verdadeira fortaleza e perseverança aos que dirigem suas orações e que almejam a constante busca de um diálogo com Deus.

 

No quarto dia, foram visitadas as comunidades de São Félix I, São Félix II, Picadinha e Bom tempo, nas quais há a presença das capelas de São Félix e Santa Rita de Cássia, respectivamente, assim como das relíquias de São Carlo Acutis e da Beata Albertina Berkenbrok e dos Santos Rita de Cássia e Afonso Rodríguez.

 

Em outro momento, as jovens conheceram um ponto de crescente turismo na região, a Bica do Ipu, momento limitado pela alegria e fraternidade. Em outra ocasião, foi realizada a missão formativa com as crianças das comunidades,o Acordazinho, momento de catequese, conhecimento da fé e maior escuta da palavra de Deus.

 

No último dia de COMISSA, pela manhã, as vocacionadas participaram da Santa Missa no Mosteiro Agostiniano Nossa Senhora de Guadalupe, logo após seguiram em missão na comunidade de Tamboatazinho para a realização do Acordar aos jovens, em que esses aprofundaram no discernimento de uma amizade santa, que os leva a proximidade cada vez maior com Deus no seu caminho de santidade, percebendo-se os efeitos de suas escolhas e decisões, em especial nesta fase de suas vidas.

 

Pela tarde, as jovens foram ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, na cidade de São Benedito -CE, conhecer um pouco sobre a história de sua construção e espaços como a gruta de Nossa Senhora e as pequenas capelas presentes.

 

No encerramento do encontro, ocorreu a chegada das santas relíquias da Beata Madre Savina Petrilli e de São Tarcísio a capela Madre Savina, celebração festiva iniciada com a procissão rumo à capela, em uma caminhada luminosa, contando com a presença de todas as comunidades e ascendendo-se com a celebração da palavra, presidida pelo Frei Mário da Ordem Agostiniana que entronizou as relíquias de primeiro e segundo grau da Beata Madre Savina Petrilli e de São Tarcísio, respectivamente, sendo presente sinal da graça de Deus à população e a todos que a visitam.

 

O retorno das jovens às suas casas reflete a esperança e a certeza da ação de Deus.

Os comentários estão fechados
Arquivo de Notícias